sexta-feira, 12 de setembro de 2008




O Amor-Necessidade clama por Deus de nossa pobreza; o Amor-Doação deseja servir a Deus, ou sofrer por Ele; o Amor-Apreciativo diz 'Nós te damos graças por tua grande glória'. O Amor-Necessidade diz de uma mulher: 'Não consigo viver sem ela'; o Amor-Doação deseja proporcionar a ela felicidade, conforto, proteção - e, se possível, riqueza; o Amor-Apreciativo a contempla, e prende a respiração, e se cala, e se alegra por tamanha maravilha existir, mesmo que não para ele, e não se sente inteiramente deprimido por perdê-la, e prefirira perdê-la a jamais tê-la visto." C.S.Lews

simplesmente nas tuas vestes...


E pensar que deslizar as pontas dos dedos no tecido das tuas vestes me faria melhor do que sou. Dizer não pra algumas atitudes sem temer ser crucificado me faria um verdadeiro seguidor. Teimoso homem que sou que insiste em procurar sábios em quanto já sei quem é o mestre. Procuro atalhos sem convencer-me do destino que quero chegar. Preciso ser mais reto, mais justo, mais limpo mais curado, mais eterno.

Livra-me Senhor da mesquinhez de pensar no hoje, no agora, convence-me de vez que estou indo pro nunca sem nada e sem verdades pra comer. Separa-me dessa influencia inimiga que brota em meus desejos e faz dos mais vis atos uma realidade inacreditável.

Sonha Senhor o meu sonho de ser completamente seu.

Ah. Se eu voltasse, se eu pudesse agora mesmo atingir a verdadeira vida de forma informal, estendendo as minhas armas em prol do retorno, da volta, compondo um regresso espetacular em tua direção. Ao te encontrar me lançaria sem medo, sem dó de mim mesmo, contra o teu poderoso amor. Perderia-me em ti só de saber que és ser de perdão de graça e de muita compreensão.

Busco tanto, em vão quero ir tão além e pensar que deslizar as pontas dos dedos no tecido das tuas vestes me faria melhor do que sou.

Jonatas Ribeiro 2008

Vazio Porem Completo........


“Vazio” ... escandalosamente vazio .... ansioso por muito não tendo nada em mãos. “Vazio”...

Prestes a derramar de “tanto nada”.... por ter tanto espaço... a capacidade de ser completamente vazio me frustra ... quem me olha quando estou assim? Quem se move em direção ao nada ... quem confiará o interesse menor que seja num caixote vazio e perceptivelmente demorado pra encher.

“Cheio”... poderosamente cheio... de expectativas frustradas... ilusões que deixaram apenas a pitada do gosto gostoso de ser cheio de verdade...

Há quem se orgulha de ser nada só por que todos são ... há quem se realiza em ser vazio, só porque o mundo é impossível ser cheio...

Mas eu não!... prefiro ser cheio! ... orgulhosamente cheio da verdade que me faz poderosamente “vazio” de mim mesmo ... que me torna insuportavelmente sem nada ao olhos dos que se acham “cheios”... porém com muito aos olhos do Todo, que enche a Terra de vazio pra provar que só Ele completa...

... talvez eu possa esvaziar-me desse conceito de cheio ou vazio ... pra buscar nEle o que não precisa de conceito pra revelar o que é completo .... Jonatas Ribeiro

Amante fiel


aahh . Inseprável pecado, acompanhante fiel;

ofereceu sabor e roubou meu paladar;

me deu corpos pra levar minha alma.

me deu alegria e levou-me o direito de sorrir.

aahh. companheiro pecado;

teimosa presença, parasita que agiu com mes atos,

usou minha boca pra comuniocar-se,

usou meus membros pra escrever morte eterna na lápide do meu coração.

Nobre pecado, tiro-lhe o chapéu, tenho que confessar,

que és astuto e essa astúcia vem das repetições do perseverar.

Vãs despedidas, cartas de adeus,

petições mentirosas, me condenam nos céus.

nunca é certo que vá, e quando no pouco que vai, eu me assusto,

temendo já ser teu o meu gosto de amar.

já fiz suas malas, tentei lhe demitir

porém em suas coisas, coloquei meus contatos,

pois sei que sinto saudades e ao vir ter vontade,

poderei te pedir:

- volta pecado! - quem é esse que grita desesperado,

como um viciado dentro de mim?

quando a independencia está próxima, a alma é curta e grossa..

ignora as alianças, pra podeR te sentir.

Serei eu este chato, um MANIPULADO, um HÁBITO RUIM AMBULANTE?

Se ASSIM SOU, já não sou mais livrado, e sim um escravo.

o verdadeiro culpado, o proprio pecado, que fala de mim,

Escrevendo pro mundo, a próprio punho, sem menosprezar o fato,

que um dia as máscaras HÃO DE CAIR.

E SE EU tiver junto? verei o fim do mundo, sabendo de tudo?

o quanto fui súdito e o INFERNO ERA EM MIM.

aaahh. não terei ninguém pra dizer um simples "coitado".

somente ele, o inseparável, companheiro de perdas O FIEL PECADO que se escondera dentro de mim. amante e fiel pecado.

Jonatas Ribeiro

Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço.

E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.

Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.

Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.

Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Apóstolo Paulo RM 7 : 13 ao 24

Atitudes de Homem ?


Segurei na tua mão por falta de opção, olhei pra ti por estar com o tempo vago, fiz o que ordenaste somente quando me convenci de que realmente a outra opção não dava certo. Fui rebelde, me entreguei nas mãos do comum quando a eternidade e os milagres eram oferecidos de forma abundante.

Pobre filho desgarrado que sou, inútil em tua causa, relaxado com as tuas promessas. Pobre menino que sou, imaturo ao saber de ti, inseguro ao falar de mim. Quem sou eu? me pergunto, se não estou de mãos dadas com contigo? E pensar que já fui favorito, o teu escolhido, alguém que somava, abraçava a tua guerra e saía dsposto a ser morto em nome da tua bandeira.

Sinto sua falta, viver exige poder, exige esperança, exige carinho divino, logo sinto sua falta. Saudade da tua voz me livrando das armadilhas, saudades dos teux caminhos, das roupas do guarda roupa celeste, do alimento puro e saudável que me deixava valente corajoso e forte. Saudade das tuas ordens e do teu serviço que me afastava do erro.

- Ah soldados covardes que abandonam a tua luta ! julgava como um santo os que te deixavam Senhor, apontava-os com precisão e discernia com exatidão aqueles que erravam e denegriam sua obra. Foram só espelhos, profecias que se cumpriram em mim, julgamento reverso, apontado e voltado para mim. Abri caminho pra tua Ira, não liguei pras tuas lágrimas, escondi-me de tua face e não foi de vergonha foi pra me aprofundar mais no erro.

Senhor Faz-me novo, faz-me outro.! Alguém melhor do que fui. Um ser maior do que sou, com valores, com honra com nome. Sensibiliza a tua misericórdia em prol da minha aceitação, perdão, reforma, restituição. Confesso que no fundo dos meus erros eu sempre fui convencido de que sou verdadeiramente seu. Não fui feito pros holofotes e sim pra glória que não para de brilhar. Quero mais , quero ser eterno. Quero ser de verdade seu e não meu.

Ajude-me a sair desse marasmo, dessa mesmice espiritual, desse aconchego maligno que tornam desapercebidas as tuas provisões. Lava-me com água potável que nasceu da morte de teu filho Jesus. Recupera meus sonhos bons e dá-me nova missão.

da-me a graça do teu perdão.

Jonatas Ribeiro 05.2008